4 opções para facilitar a navegação administrativa no Drupal 7

O Drupal é uma ferramente espetacular. Sua estrutura flexível e o repositório com milhares de módulos prontos permitem que um desenvolvedor implemente um site totalmente gerenciável pela interface gráfica. A cada novo recurso, uma nova tela administrativa. Seria bem difícil gerenciar um projeto assim se não fossem os menus de navegação administrativa disponíveis no Drupal. Existem várias soluções para isso; nesse artigo eu vou apresentar 4 dessas.

1. Toolbar + Shortcut

Toolbar + Shortcut

Essa dupla de módulos, que já vêm disponível no núcleo do Drupal, é a forma mais básica de se prover uma navegação administrativa no seu site. Na barra preta (Toolbar), estão as áreas de administração do site; Na barra cinza (Shortcut) estão os links de acesso rápido — que podem ser personalizados.

Ambas as barras são fixadas no topo do navegador (viewport), o que facilita o acesso de qualquer parte do site. Por vir no núcleo, é o primeiro contato que qualquer usuário tem com menu administrativo no Drupal 7. Mas uma desvantagem é a quantidade de cliques necessários para chegar ao objetivo. Para gerenciar a exibição do resumo de um artigo, por exemplo, são necessários 4 cliques. Por isso, essa não costuma ser minha primeira opção.

2. Administration Menu

Administration Menu

Com mais de 2.6 milhões de downloads, sem dúvidas o Administration Menu é o mais popular módulo para navegação administrativa no Drupal. Talvez o que o tenha tornado popular é justamente o que foi destacado como ponto negativo da dupla Toolbar + Shortcut: o menu é no modelo dropdown, eliminando a necessidade de clicar para chegar ao objetivo. Você só clica no último nível do menu, na página que você quer chegar. Mas ele também tem outros recursos interessantes como (mas não se limitando a):

  • A possibilidade de mantê-lo fixado no topo daviewport
  • Busca textual na árvore completa do menu
  • Client-side cache, para minimizar o carregamento da página
  • Exposição de todos os links administrativos, incluindo tabs, actions e links contextuais

3. Admin

Admin

Diferente dos outros citados nesse artigo, o Admin não cria um menu dropdown no topo da página, mas sim uma barra lateral que pode ser expandida e retraída. Durante algum tempo, quando ainda desenvolvia projetos em Drupal 6, eu usei este módulo como navegação administrativa padrão. Eu só deixei de usar pelo mesmo motivo que não uso a Toolbar no Drupal 7: excesso de clicks. Mas gosto muito do seu design e organização. Vale a pena testar.

4. Navbar

Navbar

O Navbar é um módulo introduzido como parte do projeto Spark para resolver problemas de edição com o Drupal 7 em diferentes tamanhos de tela. Ele provê uma barra de navegação responsiva, amigável aos dispositivos móveis.

Como qualquer implementação realizada na distribuição Spark, as evoluções de melhorias propostas no Navbar podem compor o núcleo do Drupal 8. De fato, muitos dos recursos experimentados no Navbar já fazem parte da Toolbar no Drupal 8. Então podemos concluir que essa é uma tendência de navegação administrativa.

BONUS

Quickbar

Quickbar

Eu conheci o módulo Quickbar recentemente; nunca usei em nenhum projeto. Mas ele tem um recurso interessante: permite que você escolha qualquer menu do seu site para e atribua a um papel de usuário. Assim, quando um editor fizer login, por exemplo, verá somente os itens de administração que fizerem sentido para as funções dele.

A maioria dos recursos foi inspirada nos módulos Admin (versão 1.x) e Toolbar. Quem curtir esses, se sentirá a vontade usando o Quickbar. Vale a pena testar ;)

Coffee

Coffee

Depois que publiquei esse artigo, o Vitor Soares Pereira comentou sugerindo o módulo Coffee. Como ele é bem simples e tem um comportamento interessante, resolvi gravar um vídeo rápido para mostrá-lo em ação: Agilizando a navegação administrativa no Drupal 7 com o módulo Coffee. Vale a pena conferir ;)

Conclusão

Embora haja muitas boas opções disponíveis, eu ainda me sinto muito mais a vontade com o Administration Menu — eu gosto de economizar cliques (hehe). Mas considero que todas essas opções são válidas e certamente agilizarão seu trabalho de gestão e/ou configuração.

E você, conhece outras boas opções para navegação administrativa? Comente suas preferências abaixo. E não se esqueça de compartilhar o artigo ;)