Entendendo as URLs amigáveis (ou alternativas) no Drupal 7

URL é uma abreviação de "Uniform Resource Locator" (Localizador-padrão de Recursos). É o endereço da página que você acessa na web; o nome pelo qual o navegador encontra uma página a ser exibida. No exemplo "Conheça-nos em meusite.com", a parte meusite.com é a URL da página principal do seu website.

O Drupal usa "nodes" para identificar os conteúdos no banco de dados. Um conteúdo com o título "Sobre a empresa", por exemplo, pode ser conhecido como "node/5" pelo sistema. Aliando o domínio "meusite.com" com o caminho da página "node/5", você obtém a URL completa para acessar a página "Sobre a empresa".

Entretanto, embora o usuário consiga acessar a página através de meusite.com/node/5, é difícil entender do que se trata apenas olhando a URL. Por isso, o Drupal tem um recurso chamado "URLs amigáveis" (URL aliases), que sobrescreve o endereço da página tornando-o mais "compreensível a olho nu" (hehe). Este recurso é implementado pelo módulo Path — que já vem no núcleo do Drupal — e permite que você crie endereços alternativos para qualquer página do seu site.

Criando e administrando URLs amigáveis

Antes de mais nada, como mencionado anteriormente, o módulo Path precisa estar ativado para que seja possível trabalhar com este recurso.

Ativação do módulo Path

Existem 2 formas de criar URLs amigáveis (ou alternativas) no núcleo do Drupal: (1) pela interface administrativa própria do módulo e (2) diretamente no conteúdo que está sendo criado/editado.

Criando URLs amigáveis através da interface administrativa do módulo

Navegando pelo menu administrativo, em Administração > Configurações > Busca e metadados > URLs alternativas (ou Administer > Configuration > Search and metadata > URL aliases), você chegará na interface administrativa do módulo Path onde terá a lista de endereços alternativos já criados.

Lista de endereços alternativos

Para adicionar um novo endereço, clique em Nova URL, preencha o formulário com o Caminho existente no sistema, Endereço alternativo e salve. Se desejar, especifique o idioma desse novo endereço — isso é útil quando você está trabalhando com um site internacionalizado.

Novo endereço alternativo

Criando URLs amigáveis diretamente nos conteúdos

Esta é uma forma mais simples e rápida de adicionar endereços alternativos para conteúdos criados ou editados. Sabemos que todos os conteúdos ("nodes") no Drupal tem um identificador numérico sequencial (nid = node ID) e seu endereço original sempre utiliza este nid, por exemplo node/123. Entretanto é possível criar um conteúdo já definindo um endereço personalizado para ele.

Considerando que o módulo Path já está ativado, ao final formulário de criação/edição do conteúdo você encontrará uma guia vertical chamada Configurações de endereço. Clicando nela, aparecerá um campo URL alternativa, onde você digitará o endereço personalizado para o seu conteúdo. O resultado final, no sistema, será o mesmo do apresentado no tópico anterior... Mas assim é mais fácil :)

Novo endereço alternativo através do conteúdo

No próximo artigo eu vou mostrar como automatizar a geração de URLs amigáveis usando o módulo Pathauto.

Curtiu? Então compartilhe e deixe seu comentário ;)

Fonte: https://www.drupal.org/node/120631