Os 4 melhores temas administrativos para Drupal 7

Provavelmente a primeira coisa que um usuário percebe ao fazer login num site é a aparência do painel administrativo. Um bom design, com textos, cores e elementos harmônicos, pode causar uma boa primeira impressão. Algumas plataformas web não permitem que o desenvolvedor altere a aparência das áreas internas de gestão. Isso pode representar um problema, dependendo do projeto, pois é ali que o cliente passará parte do seu dia de trabalho.

Por muito tempo o Drupal teve uma fama de ser feio e difícil de usar. De fato, quando eu comecei a trabalhar com ele, eu tive a mesma percepção. A interface administrativa era bem confusa e a usabilidade não era das melhores. Isso pode ser associado fato de a comunidade estar muito focada em montar um produto realmente sólido, com um framework flexível e uma API completa. Mas a partir do Drupal 6, a experiência do usuário (UX) ganhou importante relevância na ferramenta. Se compararmos o Drupal 5 com o 7, podemos perceber melhoras significativas neste sentido — e este foco continua firme na versão 8. Além disso, diferentemente de outras plataformas, o Drupal permite que os desenvolvedores customizem tanto a interface externa quanto a interna. Ultimamente eu tenho investido bastante tempo na otimização da interface de gestão dos projetos que participo e cada vez que trabalho nisso penso o quanto valeu a pena a equipe de desenvolvedores se focar em criar uma plataforma flexível.

Uma das formas mais básicas de tornar a interface de gestão no Drupal mais agradável é instalando um tema administrativo. A instalação padrão (standard) do Drupal 7 já habilita o tema Seven (que vem no seu núcleo). Embora ele seja bem limpo e adequado para a muitos casos, normalmente ele não é a minha primeira opção. Neste artigo, vou listar meus 4 temas administrativos preferidos. Vale a pena testar cada um ;)

1. Shiny

Shiny

O Shiny é um tema administrativo que foi criado para a distribuição Commerce Kickstart. Tem uma interface muito agradável, com uma ótima usabilidade, botões e elementos bem visíveis, é bem ajustado para usar com Overlay administrativo, além de ter várias personalizações para módulos contribuídos como Views, Rules, IEF e vários outros (incluindo, é claro, módulos para Drupal Commerce). Meus últimos projetos foram implementados com esse tema; eu tenho curtido bastante!

2. Rubik

Rubik

O Rubik é um tema baseado no Tao — por muito tempo, este foi meu principal tema administrativo. Além de uma interface limpa, com botões, ícones, fieldsets e campos bem trabalhados, ele tem uma característica que é matadora: a possibilidade de exibir campos numa coluna lateral, nos formulários de criação de conteúdo. Você pode, por exemplo, manter os campos de maior relevância na região principal do formulário e jogar campos auxiliares (tags, categorias, imagens etc) para a coluna lateral. O resultado é um formulário limpo e organizado.

3. Stanley

Stanley

Eu conheci o Stanley na semana passada, enquanto pesquisava por temas baseados em Bootstrap. De início, eu já gostei do visual limpo e organizado. Depois de instalar e navegar um pouco, essa percepção se confirmou. Eu gostei muito da forma como ele trabalhou a Toolbar e as abas de gestão. Parecem elementos exclusivos do próprio tema.

Este tema também tem várias personalizações para módulos contribuídos, como: Admin, Views, Media, Rules, Search API e outros. E assim como o Rubik, ele também é baseado no Tao e possibilita posicionamento das tabs verticais (aquelas no fim do formulário de criação) na coluna lateral. Vale a pena testar!

4. Ember

Ember

Ember é um excelente tema administrativo, criado para ser usado com a distribuição Spark. Sua grande característica é a harmonia com o módulo Navbar (equivalente ao Toolbar no Drupal 8). Aliás, um dos principais recursos do Navbar é sua responsividade, o que facilita a gestão através de dispositivos móveis.

BONUS: Cube

Cube

O Cube é um tema baseado no Rubik, então você não vai encontrar muitas diferenças entre os dois. As principais diferenças que você vai notar são: a navegação embutida na parte superior, os estilos das abas, os estados "hover" e os elementos de lista. Ele pode servir como uma versão simplificada do Rubik. Não custa nada testar ;)

Conclusão

Como falei na primeira parte do artigo, instalar um tema administrativo é só uma das formas de melhorar a interface de gestão do Drupal. Existem outras formas — e pretendo escrever outros artigos a respeito disso. Mas certamente começando pelo uso de um dos listados acima, é capaz de você perceber uma melhora significativa na produtividade e satisfação dos seus clientes.

E você, conhece e indica outros temas administrativos? Comente abaixo e vamos enriquecer — juntos — este artigo! Não se esqueça, também, de curtir e compartilhar ;)